Expectativa é que a fabricação de 2,5 mil pares de calçados produzidos por dia seja ampliada para 5 mil pares a partir de 1º de junho. Foto: divulgação
O setor calçadista terá ampliação nos postos de trabalho e na produção em Paraíso do Sul. O município da Região Central, assim como Cerro Branco e Cachoeira do Sul, contou com a inauguração de um ateliê da Beira Rio Calçados. O evento ocorreu na tarde de ontem.
A expectativa é que a fabricação de 2,5 mil pares de calçados produzidos por dia, no momento, seja ampliada para 5 mil pares a partir de 1º de junho. Dessa forma, a Rafael Kipper Calçados, de Paraíso do Sul, prestadora de serviço de montagem de calçado ao Grupo Beira Rio, também terá um incremento no quadro de profissionais.
A empresa contava com 49 postos de trabalho, e mais 27 devem ser criados até o início do segundo semestre deste ano. Já até o final de 2022, a meta é expandir o volume de produção para 7 mil pares por dia, permitindo que a unidade de Paraíso do Sul empregue mais de 110 pessoas, segundo projeção do sócio-proprietário da empresa, Rafael Kipper.
As solenidades de ampliação das unidades produtoras nos três municípios contaram com a presença do presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta. O grupo calçadista gaúcho, criado há 46 anos em Igrejinha, é hoje um dos maiores do setor no Brasil, com 8 mil trabalhadores.
outras cidades
Além de Paraíso do Sul, Cerro Branco também contará com a expansão do setor. O Ateliê Davi Calçados foi inaugurado na tarde de ontem. A empresa prestadora de serviços de costura, voltada ao acabamento em debrum (uma espécie de fita para acabamento) para calçados com esse detalhe, produz mil pares por dia. Ainda para este ano, há projeção de ampliação de vagas, totalizando 50 postos de trabalho e com a produção atingindo os 3 mil pares por dia.
Já o Ateliê de Calçados Cachoeira, empresa prestadora de serviços de costura de cabedais de tênis, em Cachoeira do Sul, tem, neste primeiro momento, 51 funcionários. A atual entrega de 850 pares de tênis por dia deve ser ampliada para 1,5 mil pares de tênis diários, chegando aos 2,3 mil pares costurados no mesmo período, até o final deste ano.
CALÇADOS BEIRA RIO
A Calçados Beira Rio foi fundada em 1946 anos em IgrejinhaAtualmente é uma das maiores fabricantes de calçados do paísTem 8 mil funcionários em 12 unidades no Estado. Parte da produção é terceirizada, como é o caso da Rafael Kipper Calçados de Paraíso do Sul. Ontem, também foram inauguradas unidades terceirizadas em Cerro Branco e Cachoeira do Sul . Fabrica 8 marcas de produtos e exporta sua produção para 95 países
RAFAEL KIPPER CALÇADOS
É uma empresa que presta serviços de montagem de 2,5 mil pares de calçados por dia ao grupo Beira RioTem 49 funcionários. Com a ampliação, a meta é produzir 7 mil pares por dia e empregar mais de 110 trabalhadores
Por Francine Boijink/ Marcos Fonseca